TANGOS & TRAGÉDIAS - Imortais EmQuanto Vivos !!!
11/05/2012 - 13/05/2012
11, 12, 13 Florianopolis no Teatro Gov. Pedro Ivo//Cobertura Fotografica Disponivel Clic Aq e Confira...
TANGOS E TRAGÉDIAS. IMORTAIS ENQUANTO VIVOS
Estátuas são as mais pesadas formas de homenagem que existem. São dedicadas a mártires, navegadores, descobridores, ditadores, libertadores, libertadores que se tornaram ditadores, santos, anjos, músicos, esportistas, artistas, políticos, militares, monarcas, animais, enfim: há monumentos para tudo e para todos.
Todos os grandes nomes do mundo – e alguns insignificantes - são retratados em pedra ou metal e expostos em museus, praças ou cemitérios.
E aí as bocas curiosas se perguntam: então por que os maiores nomes da Sbornia não possuem sua homenagem pétrea-metálica?
A resposta é simples. A dupla nunca aceitou a homenagem porque Kraunus Sang acreditava que precisariam estar mortos para que pudessem virar estátuas. Como este estado mortuário estava fora de cogitação, recusavam peremptoriamente a honraria.
Mas o fato é que todos na Sbornia – TODOS - recebem a sua própria estátua enquanto ainda vivos. Qualquer um. Mendigo tem estátua. Heróis tem estátuas. A diferença é que ao morrer a pessoa homenageada, sua estátua é depredada totalmente a golpes de machado. Um gesto que pode parecer insano a outras culturas, mas que carrega uma leitura filosófica: todos somos imortais, mas somente enquanto vivos! Não é singelo? Imortais enquanto vivos! Ao morrer a pessoa morre mesmo. Acabou. É isso. Deu. Terminou. É banida da vida. Para que lembrar de alguém que já se foi se tantas outras ficaram?
Por isso, finalmente a dupla aceitou a honraria e suas estátuas podem ser vistas em diversos locais do mundo. Inclusive em São Paulo, já que aAssociação PaulistadeCríticos de Arte escolheu o Tangos e Tragédias como o melhor show de 2011. A votação reuniu 55 críticos e esta premiação é uma das mais relevantes do país na área cultural. A cerimônia de entrega será realizada em 13 de março de 2012.